A Endemol depois de vêr a segurança e credibilidade do programa ameaçadas por um hacker (pirata informático) que roubou e revelou informação pessoal relativos aos concorrentes da Casa dos Segredos 3, Sandra, Cátia Marisa, Tracy, Jean-Mark, Mara e Arnaldo, tal como foi anunciado aqui no blog, esta manhã, decidiu apresentar queixa crime na Polícia Judiciária.
O piráta anónimo, que divulgou ontem a noite o ficheiro com informação sigilosa sobre as respostas ao inquérito e formulario para o casting da "Casa dos Segredos 3" dos 6 concorrente acima mencionados (ver ficheiro e toda a história aqui) vai agora ter que se defender perante a justiça. Lurdes Guerreiro, directora da produção, assegura "Isto é um acto de pirataria. É crime" e frisa ainda que "Trata-se de um crime, alguém acedeu de forma ilegal à nossa base de dados". Segundo a Endemol o ataque informático foi detectado ontem a noite por volta das 22h, a produtora do programa contactou os familiares dos concorrentes cujos números de telefone e moradas são reveladas na base de dados enviada ao TugaLeaks que tomou conhecimento da situação pro email.
A responsável da produtora não receia que a divulgação da informação contida na base de dados afecte o desenrolar do programa, pois segundo ela "Muitas das informações que lá estão (na ficha do concorrente) não têm a ver com os segredos", diz. "Muitas vezes o concorrente faz referência a um segredo, mas depois na entrevista consideramos que há outra história mais interessante", acrescenta. Contudo poderá afectar a segurança e estabilidade dos concorrentes e familiares, o erro não deixa de ser da Endemol que devido à uma falha de segurança permitiu de alguma forma que aceder à sua base de dados fosse possível.
"A revelação dos segredos a acontecer é o menor dos problemas" diz a responsável da produtora que apenas se trata aqui da divulgação de dados pessoais de familiares e de uma invasão da sua privacidade, afirmando "Esperamos sinceramente que encontremos quem cometeu este crime", conclui.