A revista Notícias TV contactou a Endemol para tentar saber como é que a votação é contabilizada. No entanto a responsável pela produtora em Portugal revela que a Endemol não acompanha directamente o processo da votação. Já Cátia Marisa, a segunda concorrente expulsa do Secret Story da TVI, revela desconhecer esta regra das votações. Será que o segredo da contabilização dos votos da Casa dos Segredos alguma vez será revelado? Será que é so o publico que tem peso nas votações? ou a produção também pode alterar uma percentagem?
Lurdes Guerreiro, Directora Geral da Endemol, produtora da Casa dos Segredos, quando questionada pela Notícias TV do Jornal de Notícias, sobre qual a percentagem que cada modalidade vale, remete explicações para a TVI. "Eles saberão explicar melhor do que eu. Eu recebo a soma de todos os votos, mas é uma coisa mais trabalhada por eles do que por nós. Não lhe consigo explicar como é que a votação é contabilizada".
Tanto os votos pelo Facebook como os por telefone são ambos pagos apenas o voto no site da TVI é gratuito, mas será que ele conta? Segundo o responsável do grupo ao qual a TVI pertence, todos contam apenas têm ponderações diferentes, “O utilizador que queira votar no Facebook tem de fazer um carregamento por visa, paypal ou o sistema que preferir, e depois pode usar esse valor para comprar ovelhas no Farmville ou votar nos concorrentes. Um voto custa nove créditos de Facebook, cada crédito custa 10 cêntimos de dólar”, afirmou, o director-geral em declarações à revista Notícias TV.
Este ano a TVI lançou um novo meio de votação para a "Casa dos Segredos 3". Agora é possivel votar pelo Facebook, pelo telefone e através do site da TVI. No entanto, Rudolf Gruner, director geral da Media Capital Digital, garante que as três votações disponíveis na têm pesos diferentes no resultado final. Contudo dos regulamentos disponíveis, tanto no site do programa como no Facebook, não há qualquer menção a essa ponderação. Ou seja, não está explícito em nenhuma das plataformas do programa que uns votos valham mais do que os outros.
Todavia, o mesmo responsável garante que as três votações têm claras diferenças: "Obviamente que nós não revelamos isso, mas a fórmula de apuramento dos concorrentes que são eliminados não considera o voto online da mesma forma que um voto pago por telefone. Tem um coeficiente de valorização diferente.”, começa por dizer, acrescentando: “Não faria sentido as pessoas pagarem por telefone ou Facbook, cerca de 70 cêntimos, e na internet ser gratuito e tudo contar a mesma coisa- esses votos que são pagos têm uma contabilização muito superior aos outros. É uma fórmula que nós não revelamos”, explicou ainda Rudolf Gruner.
O responsável pela empresa responsável pela gestão de todos os conteúdos online de Casa dos Segredos explica também que "este ano o voto no Facebook tem uma valorização igual ao telefónico". A revista entrou em contacto com José Fragoso mas, até à hora de fecho desta edição, o diretor de Programas da TVI não esteve disponível para explicar esta questão. Cátia Marisa, a segunda concorrente expulsa do programa, diz que o seu contrato era omisso relativamente à votação. "Não vi nada sobre isso", disse a jovem de São Mamede de Infesta, que também desconhecia esta regra das votações. "Não sabia disso, por acaso."Portanto as votações são assim feitas mas ninguem tem acesso a percentagens nem uma ideia ou estimativa do peso que o seu voto vale no gráfico de expulsão.
