Vanessa concorrente da casa, usa como nome artístico Vanessa Free Alya, a jovem tem 22 anos, mora em Viana do Castelo e nasceu na Alemanha, é licenciada em Turismo e Gestão Hoteleira mas escolheu a dança do ventre como profissão. Para além do vídeo já postado aqui, que revela os seus dotes exóticos e orientais na dança do ventre, a concorrente tem ainda uma boa imagem e aparência física, prova disso é mesmo a capa de Revista J de Maio de 2012 que pertence ao jornal desportivo "O Jogo".
Entrevista de Vanessa na Revisa J:
Vanessa Free Alya... É o teu nome artístico, certo?
Vanessa: Free deriva de Ferreira e significa Livre. A liberdade, para mim, é a base da felicidade. Alya provém da artista Aaliyah, a minha eterna ídolo. Ela faleceu e quis mantê-la ligada a mim.
Há quanto tempo danças?
Vanessa: Desde criança. Foi logo na 2ª classe que comecei a ter um especial fascínio a à vontade pela dança.
Porque escolheste a dança do ventre?
Vanessa: É a que mais me cativa. Sinto-me interligada à arte, história, emoção, beleza e mistério... E a grande admiração e interação do público dá-me o maior agrado e encanto em representá-la.
Onde costumas dançar?
Vanessa: Em eventos de empresas, eventos matrimoniais como casamentos, bodas de ouro, escolas, aniversários, réveillons, festas temáticas, discotecas, bares, feiras medievais, entre outros.
Danças sozinha?
Vanessa: A minha irmã Carina também dança e temos atuado muitas vezes juntas. Mais um aninho e também se junta a nós a minha irmã Madeleine.
Consideras a dança de vente a mais sensual?
Vanessa: Considero-a uma das mais sensuais. Mas acima de passos e roupas, há que sentir a música, haver entrega da alma e uma agilidade natural e genuína. Só assim ela se torna expressiva e sensual.
Já seduziste alguém recorrendo a esses atributos?
Vanessa: Sim. Foi um presente especial e diferente...
Um dos aspectos curiosos em teu redor é que não nasceste em Portugal...
Vanessa: É verdade. Nasci em Dortmund, na Alemanha.
Há quantos anos vieste para Portugal?
Vanessa: Há uma década. Passa tão rápido...
Porquê Portugal?
Vanessa: A minha mãe viveu cá antes de ir para a Alemanha. Ela é luso-francesa, enquanto o meu pai é português , com origem alemã.
Que comparações fazes entre os dois países?
Vanessa: O português é amável e humilde, mas negativo. O alemão é simples e muito generoso e depois de conhecer bem a pessoa, mas muito rigoroso. Portugal, em recursos naturais e
climatéricos, oferece muita qualidade de vida. Alemanha concede uma estabilidade económica e apoio familiar, aqui inexistente. Espero mesmo que o futuro nos traga melhores dias.
Curiosamente, o primeiro jogo de Portugal no Euro 2012 é contra a Alemanha. Nervosa?
Vanessa: Nervosa nada, mas muito ansiosa.
Por quem vais torcer?
Vanessa: Boa pergunta. Mas irei torcer mais por Portugal!
Tens jogadores preferidos nas duas equipas?
Vanessa: Na seleção alemã admiro o Mats Holmes, defesa do Borússia Dortmund. Na portuguesa admiro o Carlos Martins, que infelizmente não vai estar presente no Euro, e o Nélson Oliveira.
Como vives um jogo destes?
Vanessa: É uma agitação constante. Alemanha dá ânimo, mas Portugal quando avança e marca, até salto de entusiasmo! Mas convém ter os pés assentes no chão até o fim...