Arnaldo Varela quando se increveu na Casa dos Segredos 3, não teve problemas em admitir: "fui gigolô (chulo), fiz um assalto e já fui preso por andar num carro roubado. Também já estive em risco de vida ao ter levado um tiro na perna esquerda cuja bala entrou acima da dobra do joelho e ficou alojada na bacia" são estes os mistérios que marcam a vida do jovem e que podem surpreender os espectadores. Contudo, nada disto espanta a alguns amigos e vizinhos do concorrente lisboeta que em entrevista à TVmais, admitiram conhecer a personalidade conflituosa e agressiva.
Carlos Santos, dono de um café no Bairro da Liberdade, em Lisboa, onde o jovem morou com a família durante muitos anos, não tem duvidas de que o temperamento dele poderá levá-lo a envolver-se em confrontos físicos com outros concorrentes caso não seja expulso. "ele sempre se meteu em confusões com os grupos da noite. É muito nervoso, ferve em pouca água, é conflituoso e agressivo e aposto que ainda vai bater no Wilson".
Porém Carlos, não é o único que conhece o jovem e que acredita que entre ele e Wilson as coisas podem azedar e muito. Maria, que trabalha no café mesmo ao lado do local onde Arnaldo foi baleado, garante que se a picardia entre os dois tivesse acontecido noutro contexto, Arnaldo já teria perdido as estribeiras "se fosse cá fora, o Wilson nem tempo tinha para ameaçar o Arnaldo"
Juliana Ramos, treinador de Arnaldo, no Santana Futebol Clube, recorda alguns momentos de tensão nos jogos em que participava: "ele era muito bom jogador, mas lembro-me de um conflito físico entre ele e um colega. As coisas foram de tal dimensão que me vi obrigado a reportar o caso à administração".