Foi com o objectivo de dar uma vida melhor à família e principalmente a filha Natacha de 17 anos, que Rute de 37 anos, entrou na Casa mais vigiada do pais. No entanto, na noite em que revelou o seu segredo "Fui torturada pela minha mãe", acabou por ser expulsa pelos portugueses com 61% dos votos. Nada que abalasse o seu estado de espírito.
"Saio do programa com um sorriso no rosto porque foi um alivio revelar o meu segredo. Sofri muito na minha infância. Vivi numa barraca, sofri maus tratos, fui abandonada pela minha mãe, e o meu pai entregou-se ao álcool. Recentemente tentei voltar a dar-me com a minha mãe, mas quem faz mal uma vez faz sempre. Ela há quatro anos foi presa por posse de droga", diz a ex-concorrente. Mas Rute, não foi a única a ser vitima de maus tratos. Também os irmãos sofreram nas mãos da mãe.
A mãe quando teve o irmão Luís Paulo ela abandonou-o no hospital, mas a policia encontrou-o. Chegou a viver com ele mas acabou por ir para a Casa Pia. Teve ainda um outro filho que morreu alguns meses depois porque lhe dava pouca comida e asfixiou-o. Ela conta que foi acompanhante de Junho e Setembro de 2012 e que nada sabia da profissão. Teve alguma ajuda no inicio de outras profissionais, usava sempre preservativo e não atendia toda a gente.
Diz que conheceu muita gente fantástica porque nem todos os encontros não se resumia a sexo, e alguns até lhe davam presentes. Ela conta que isto era dinheiro fácil e chegou a ganhar 1000€ por um serviço de 3 horas, mas depois partiu um pé teve de cama algum tempo e deixou de trabalhar. Agora espera trabalhar na produção da TVI, estar atrás das câmaras e ter casa própria. Revista Mariana