Sofia e Família deixou o Pai José de Sousa ao abandono: "só querem o dinheiro dele"

Segundo a TV7Dias O Pai da Sofia foi deixado ao abandono pela família, desde que a sua filha Rosa morreu há três anos, que o pai da Sofia vive abandonado no orfanato onde trabalhou a via toda. Jose de Soisa queixa-se da solidão e de não conhecer a neta Yasmin, fruto da relação de Sofia com Tierry, o qual também não conhece. Adelaide a Mãe de Soifa já relatou o sofrimento da filha em ter crescido sem pai (culpa dela que se afastou e abandonou o marido) e ter perdido a irmã Rosa arrastada pelas águas durante o temporal que ocorreu na Madeira em fevereiro de 2010.

Adelaide contou que a estes sentimentos se juntou uma grave depressão quando a relação com Tierry terminou, para além disso a TV7Dias alega ter descoberto uma nova versão dos factos ao falar com o Pai da Sofia que lhe contou o passado da família. Jose com 68 anos que há muito abandonou a terra natal são roque do faial onde conheceu Adelaide e toda a gente perdeu o seu rasto quase por completo. Contudo lá indicaram que a ultima vez que o viram ele estava num centro de acolhimento do funchal gerido por freiras onde já tinha trabalhado anteriormente. Abel cunhado de Adelaide e tio de Sofia revela: "antes trabalhava lá, mas reformou-se há uns anos e como não tem ara onde ir as irmãs aconheram-no" acrescentando "Desde que a irmã da Sofia morreu, que mais ninguém quis saber dele. Elas estiveram cá há três anos para o funeral mas nunca mais cá vieram. Só querem é o dinheiro dele, porque ele trabalhou toda a vida e nunca gastou um tostão. E ainda hoje lhes manda dinheiro. Ele está para ali sozinho".

Já na Fundação Patronato São Filipe, que se dedica a acolher crianças de risco e que acabou também por acolher José de Sousa, depois de uma vida inteira ao serviço da instituição, ainda hoje é Jose que continua abrir a porta. Segundo a mesma revista José estava de olhar triste e rodeado de algumas crianças da instituição, o pai da Sofia prontificou-se a falar da sua vida e do afastamento dos filhos, justificando porque continua a viver ali: "Não tenho para onde ir. Formei-me aqui, fazia jardinagem, era porteiro e atendia à porta e quando me reformei há três anos, a irmã deixou ficar aqui. Disse que se eu estive sempre aqui não era agora que ia mandar-me embora. Gosto de estar aqui e vou ficar enquanto as irmãs me quiserem".

Contudo José diz que hoje já não se sente abandonado: "Acostumei-me, como tenho as crianças para me distrair não penso, elas chamam-me avô". Sobre a participação da filha na casa dos segredos lamenta: "Não sabia, só quando a vi na televisão é que descobri". Jose vive na ignorância acerca do que se passa com a sua família mas há ainda quem saiba que ele é o pai da Sofia e lhe dê os parabéns e dizem que gostam de a ver na casa.
A unica filha que nunca o abandonou foi a Rosa, a mesma que faleceu na tragédia na Madeira, para o pai da Sofia foi o maior desgosto, quando se fala nela é evidente o sofrimento e tristeza, as lágrima vêm-lhe aos olhos: "Ela vinha aqui buscar-me muitas vezes para irmos dar um passeio". Alias a ultima vez que viu a família foi por causa do funeral de Rosa: "Nessa altura pedi o numero de telefone às minhas filhas Sofia e Carla, mas perdi o papel e não tenho como contactá-las. Gostava que me viessem ver". Ainda assim mantém um tipo de ligações familiares que nunca sao rejeitadas: "mando dinheiro para ajudar a comprar coisas para os meus netos" até para a ente Yasmin qde 7 meses que nunca viu. "Só conheço a minha neta por fotografia. Tenho amor a eles todos e tenho pena de os ter tão longe. Mas a vida quis assim". Jose já visitou a família no continente mas "é uma viagem longa e não sou dado a viajar". Para além de não conhecer a Neta também não conheceu Tierry.

O casamento dos pais da Sofia começou por um "casamento arranjado": "eu não tinha intenções de casar mas a minha irmã disse disse que havia uma senhora com duas filhas solteiras e mandava-me arranjar para sair com elas… um dia, sem eu saber ela tinhacombinado tudo com a sogra e quando eu cheguei lá a casa, depois do passeio, ela já tinha preparado tudo e perguntaram-me com qual das duas queria casar… escolhi aquela de quem gostava mais. Casamos tivemos filhos e ela foi embora. Ela é que quis separar-se, foi quando a minha filha Sofia tinha 6 meses".

Partilha no Google