Se por um lado participar na Casa dos Segredos pode abrir portas para novos caminhos e carreiras profissionais, por outro lado também pode condicionar a vida dos concorrentes. Ter um contrato com a Endemol não é coisa fácil, uma vez que eles detêm grande parte dos direitos depois dos concorrentes que participam no reality show "Secret Story - Casa dos Segredos", sempre foi e sempre será até mesmo com os novos concorrentes da Casa dos Segredos 3 que a partir de domingo ficam entregues e associados à produção através de um contrato com a Endemol o qual é assinados pelos participantes onde constam não só as regras da casa mas também algumas regras depois de saírem dela. Eles passam assim a dever à produção alguns direitos e obrigações que devem cumprir uma vez que é esta organização que os lança para o sucesso, fama e os dá a conhecer ao mundo.
Pode ser tomado como exemplo a Susana Fialho, ex-concorrente da segunda edição da Casa dos Segredos, que recentemente recusou um convite para entrar na novela que tem conquistado muitos portugueses, Dancin' Days. Em entrevista à revista TV Mais, Susana revelou: "Seria um papel em que só dançava e fazia as pool dance. Seria um papel muito simples para mim, pois foi o que fiz durante os últimos quatro anos da minha vida. Mas tive de recusar por ainda ter contrato com a Endemol".
Depois de ter deixado de ser stripper, Susana Fialho ocupa-se com o trabalho de DJ, recusando, por obrigação, o recente convite da estação de Carnaxide.